Perfil

Dr. Alberto Julius Alves Wainstein

O Dr. Alberto Julius Alves Wainstein possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1991), residência em cirurgia no Hospital das Clínicas da UFMG, mestrado em Medicina pela UFMG (1999) e doutorado em Oncologia pelo Hospital do Câncer-SP (2003). É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) e ex-presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM).

Pautado pelo grande interesse e comprometimento sobre o câncer, iniciou pesquisas sobre o mecanismo de transformação de uma célula normal em cancerosa, conhecido como carcinogênese. Posteriormente avaliou como a célula tumoral se dissemina e compromete a vida dos pacientes. Nesta etapa, além dos conhecimentos cirúrgicos, entender melhor como o câncer se estabelece e se dissemina era muito importante para permitir saber onde e como intervir para ajudar nossos pacientes. Neste contexto decidiu completar sua formação nos EUA. O foco foi estudar e conhecer como o sistema imune poderia ser manipulado para passar a reconhecer e destruir um tumor previamente ignorado, conhecido como imunoterapia. Também participou de pesquisas que avaliavam os genes e fatores de transcrição que protegem e tornam a célula tumoral tão letal,e com isso saber onde inibir, conhecido como terapia alvo/molecular.

Mesmo já sendo cirurgião bem estabelecido com foco em oncologia, participou do processo mundial extremamente competitivo para o reconhecimento do diploma médico nos Estados Unidos, através da prova do United States Licensing Examination (USLME). Foiaprovado em todas as etapas e plenamente qualificado para exercer a medicina nos Estados Unidos, onde realizou 2 pós-doutorados. O primeiro em Imunoterapia de Tumores no Karmanos Cancer Institutte, em Michigan e o segundo pós-doutorado em Pesquisa e Vacinas Oncológicas no Albert Einstein Cancer Center, em Nova Iorque.

É membro titular da Society of Surgical Oncology (SSO), Fellow do American College of Surgeons (FACS), American Association of Cancer Research (AACR) e vice-presidente do Melanoma World Society (MWS).

Retornando ao Brasil dedicou-se ao tratamento cirúrgico do câncer e a pesquisa e estudo de como as alterações moleculares do tumor e uma ativação do sistema imunológico podem implicar neste tratamento. Nos anos de 2004 a 2015, além de suas atividades em cirurgia oncológica, foi um dos fundadores e atuou como presidente e investigador principal da BioCancer – TryMed, empresa constituída e investida para a pesquisa, avaliação e validação de novos tratamentos para o câncer.

Atualmente é professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Vice-presidente da Melanoma World Society (MWS), Diretor de Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), atuando em diversos hospitais de Belo Horizonte.